Medicina
Câncer de Próstata


   O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Felizmente, com os avanços na detecção precoce da doença, bem como no seu tratamento; o controle tem sido cada vez mais efetivo e a cura cada vez mais animadora.  

   Por isso, todo homem entre 45 a 50 anos deve começar a fazer a revisão da próstata, através de consultas periódicas, uma vez ao ano, com seu urologista.

   À medida que o homem vai envelhecendo, a incidência dessa doença vai aumentando. Quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura.

   O câncer de próstata, em seus estágios iniciais, não traz nenhum sintoma, por isso a revisão se faz necessária para todos os homens, mesmo que assintomáticos.

   Numa fase adiantada, começa a obstruir o fluxo urinário e pode causar sangramento na urina. Entretanto estes sintomas não são exclusivos do câncer e podem ocorrer em outras doenças benignas da próstata e de outros locais do trato urinário.

   A revisão é feita com o toque retal e a dosagem do PSA. O exame de toque retal é insubstituível!

   A avaliação é feita de maneira muito simples, rápida, barata e eficaz, ou seja, através do toque retal e da dosagem no sangue do PSA (antígeno prostático específico). Naqueles com história familiar de câncer de próstata (e de câncer de mama), é recomendável iniciar a investigação com pelo menos cinco anos de antecedência (entre os 40 aos 45 anos).

   Em caso de toque anormal e/ou PSA elevado, o paciente deverá ser submetido a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Este procedimento tem por finalidade retirar fragmentos da próstata que confirmarão a presença do tumor.

   No tumor localizado da próstata, o tratamento tem intenção curativa e pode ser feito principalmente através da cirurgia ou da radioterapia. No câncer mais avançado o tratamento visa fundamentalmente o controle da doença. Para isso lança-se mão de terapias que bloqueiam a progressão e disseminação do câncer, fazendo com que a maioria dos pacientes tenham uma ótima qualidade de vida.

   A expectativa de vida da nossa população tem aumentado e conseqüen-temente, mais diagnósticos de câncer de próstata tem sido feito. Então o importante é lembrar que quando detectado em estágios iniciais, a chance de cura ou um bom controle da doença são muito maiores.

   Faça uma vez ao ano a sua revisão da próstata!

 

Dr. Henrique Peres Rocha

                        Urologia

                                            Médico da Secovimed





Categorias:
Convenções Coletiva
Informações Gerais
Medicina
Odontologia
SECOVI DE OUTRAS REGIÕES
Todas Notícias