Informações Gerais
Direitos e Garantias Sociais


Todos são Portadores de

Direitos e Garantias Sociais

 

Diariamente somos convocados a pensar em diversas situações de vulnerabilidade a que estamos expostos na sociedade contemporânea: a violência, a pobreza e, dentre tantas outras, a saúde. E é neste momento que se faz de extrema importância a representação com que o Secovimed está presente na vida e na atenção ao bem estar de seus associados.

Como é de conhecimento geral, o Secovimed surgiu com a proposta de oferecer aos seus beneficiários um Serviço Social voltado, prioritariamente, para a assistência a saúde, prestando atendimentos nas áreas psico-médico-Odontológica e na Medicina Ocupacional.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que a saúde pública, de acordo com a Constituição Federal, é "direito do cidadão e dever do Estado". Sendo assim é licito pensar que todos os cidadãos brasileiros são portadores de direitos fundamentais que assistam ao desenvolvimento, de suas famílias, crianças e adolescentes sob a forma de proteção e garantias sociais. Uma forma de atuação, definida pela Política Nacional de Assistência Social como "proteção as pessoas, as circunstância e, também, seu núcleo primeiro, que é a família".

Inserido neste contexto o Serviço Social do Secovimed, em consonância com a Assistência Social no Brasil, defende o bem estar e saúde do cidadão, através de ações voltadas a superação das dificuldades que possam estar afetando os direitos básicos do cidadão, neste caso, seus associados. Para que se tenha uma ideia do que vem sendo feito pelo Serviço Social do Secovimed, destaco que uma das prioridades, neste momento, tem sido o acompanhamento, a troca de informações e os atendimentos voltados para a saúde da mulher.

        Afinal, chegamos ao Século XXI, e junto com ele vieram certas conquistas e algumas igualdades - ainda não todas- pelas quais, as mulheres vêm lutando ao longo da história. É com certeza um momento de muitos desafios e novas construções. Através delas as mulheres se farão capazes de superar os desafios postos no cotidiano, sejam eles no trabalho, na família ou no meio social. E é esta a proposta do programa voltado para a Saúde da Mulher.

Inseridos na Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, estão a prevenção do câncer de colo do útero e câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis, acompanhamento pré-natal, evento mortalidade materna, prevenção e combate a violência doméstica.

Aliás, por falar em violência, é bom termos em mente que ela se caracteriza de diferentes formas. Muitas vezes, algumas mulheres sofrem agressões que não são identificadas como tal, porém são violências em potencial. Algumas delas são identificadas como: violência/assédio sexual, por vezes velada, mas presente, violência física, econômica, moral e psicológica. A violência pode se apresentar de diferentes maneiras, por isso é importante conhecê-las e, identificando-as, procurar ajuda!

Todas as práticas Saúde da Mulher devem ser assimiladas pelas mulheres, e até mesmo pelos homens, pois além de tratar de seu pleno direito promovem uma melhor qualidade de vida, o que influencia em todos os aspectos do cotidiano, devido à capacidade de empoderamento da mulher quando de bem estar com o seu corpo e mente.

      Neste momento falamos um pouco da mulher, seus direitos e cuidados, porém com certeza em outra ocasião falaremos da Saúde do Homem também existente e não menos importante, uma vez que este faz parte da sociedade e das garantias para o pleno desenvolvimento e crescimento.

 

Luciane Bueira Loureiro
Assistente Social formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Agosto 2007. CRESS 7023





Categorias:
Convenções Coletiva
Informações Gerais
Medicina
Odontologia
SECOVI DE OUTRAS REGIÕES
Todas Notícias